Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

INTOLERÂNCIA À LACTOSE

  • Nutrição do dia a dia
  • 2min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A lactose é um tipo de carboidrato simples, que confere sabor adocicado ao leite, também chamada de "açúcar do leite".

Esse tipo de açúcar é digerido no intestino com o auxílio de uma enzima (as enzimas são substâncias que possibilitam certas reações no nosso organismo) chamada lactase, produzindo glicose e galactose, partículas de carboidrato prontas para serem absorvidas pela parede do intestino.

Algumas pessoas que têm uma deficiência na produção da lactase são consideradas "intolerantes à lactose" e, por isso, não conseguem digerir a lactose presente no leite e seus derivados. Assim, a lactose acumulada no intestino sofre uma fermentação descontrolada, o que leva o indivíduo a enjôos, vômitos e diarréia.

O tratamento para essa deficiência é feito com acompanhamento de médico e nutricionista, pois é necessário que se faça uma adaptação da alimentação desse indivíduo, já que alimentos importantes como leite e queijo devem ser excluídos da dieta. Hoje existem cápsulas de lactase para aqueles que têm uma intolerância leve, consulte seu médico ou nutricionista.

Cozinhar para essas pessoas pode não ser uma tarefa simples, pois é necessário fazer a substituição de leite e derivados por produtos que desempenhem funções parecidas. Mas é possível! O leite pode ser substituído por bebida a base de soja, o queijo, por tofu, e a margarina, por creme vegetal. Claro que é necessário fazer adaptações nas medidas dos ingredientes, mas, depois de alguns testes, temos receitas saborosas e apropriadas para esse público.

Nós da Oficina do Sabor sugerimos essa receita deliciosa de risoto, isenta de lactose. Experimentem e nos contem os resultados!

Até a próxima!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco