Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Food Trucks: A Gourmetização da Comida de Trailer

  • Tendências
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Nem é preciso ser tão observador assim para perceber um fenômeno que já vem tomando as ruas de várias cidades: os food trucks. Coloridos e inovadores, esses caminhões são verdadeiras cozinhas sobre rodas que se locomovem pelas cidades e param em alguns pontos para vender seus pratos. Cada vez mais populares em todo mundo, os food trucks agora, são vistos como espaços refinados, atraentes, modernos e cults. 

Apesar de muito popular na atualidade, o conceito de cozinha em veículos e lanches vendidos na rua não é de hoje. Surgiu nos EUA, por volta de 1800, o americano Walter Scott já vendia sanduiches e tortas em sua carroça.  Por exigir um investimento mais barato, essa forma de fazer e comercializar alimentos têm sido procurada por vários chefs e empreendedores que buscam um bom retorno financeiro e a chance de tentar inovar. Além dos food trucks, os food trailers e a food bike também aparecem como boas opções de negócios.

O caso das food bikes é bastante curioso: além de oferecer saborosas comidas de rua, como sanduíches, doces e até sacolés, elas possuem uma vantagem: vão até o cliente. Alguns chefs empreendedores já estão apostando nessa tendência, que possui bastante força especialmente em São Paulo e está presente em eventos, feiras e pontos turísticos da capital paulista.

 

As vantagens dos food trucks
 

Esse fenômeno tem o reflexo positivo de tornar mais acessível ao grande público o consumo de pratos mais requintados, além de dar mais praticidade para quem busca um prato rápido, saboroso e higiênico sem ter que ir a um restaurante.  

 

Cuidado com a falsa gourmetização
 

Os food trucks são uma tendência, mas a glamourização tem incentivado os novos chefs a praticar um preço desproporcional. Ao invés de investirem em produtos e ingredientes realmente especiais, alguns apenas se apropriam do nome gourmet sem verdadeiramente oferecerem produtos que mereçam tal qualificação. Assim, o trabalho daqueles que se esforçam em disponibilizar um serviço diferenciado acaba sendo prejudicado pela atuação de pessoas que banalizam esses produtos, além de prejudicar a experiência dos consumidores.

Então, leve sempre em consideração a qualidade e o sabor diferenciado dos alimentos. Eles são atributos essenciais quando falamos em gourmetização e food trucks.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco