Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Fontes de proteína vegetal: 3 alimentos para incluir no cardápio

  • Nutrição do dia a dia
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Que as proteínas são parte importante de uma alimentação balanceada, todo mundo já sabe. Mas você sabia que, além de alimentos de origem animal – como as carnes, a proteína também pode ser encontrada em alimentos de origem vegetal?

As leguminosas (aqueles grãos nascidos em vagens) são importantes fontes de proteína vegetal e, também, de outros nutrientes. Por isso, é essencial conhecer as vantagens desse tipo de alimento e entender por que e como você pode incluí-lo no seu cardápio! Para ajudar com isso, separamos os benefícios de três leguminosas: a soja, a lentilha e o grão-de-bico. Vamos a elas?

1) Soja
Os grãos de soja são uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade. Na forma in natura, o grão é composto por, aproximadamente, 40% de proteínas. Este grão é muito usado:

      - para substituir a carne em dietas vegetarianas e veganas;

      - por quem tem alguma outra restrição;

      - ou ainda por pessoas que apenas desejam variar a alimentação com outras fontes de proteína.

É também fonte de nutrientes como o ferro e o potássio, ajudando a prevenir uma série de doenças. Um exemplo de refeição prática que leva o alimento é a Panqueca Vegetariana, que é recheada com um refogado de proteína texturizada de soja e molho de tomate.

lentinhas com legumes

2) Lentilha
Muito apreciadas nas festas de fim de ano, a lentilha é uma leguminosa que devemos consumir com mais frequência; afinal, é uma fonte de proteínas vegetais, ferro e fibras, ajudando a controlar o colesterol e os níveis de glicose no sangue – sem contar que é uma delícia! A receita de Lentilha com Legumes é uma ótima forma de variar o cardápio e substituir o clássico feijão de todos os dias.
 

grão de bico

3) Grão-de-bico
Além de ser uma fonte de proteínas, o grão-de-bico é um alimento super-recomendado por contar com fibras e baixo teor de gorduras saturadas, o que ajuda a controlar os níveis de colesterol. É também conhecido por ser uma leguminosa de fácil digestão e uma importante fonte de minerais.

Nossa dica para incluir esse grão de forma fácil e saborosa no cardápio, aumentando o valor protéico das receitas, é preparar um Hambúrguer de Grão-de-Bico.

Agora que você já sabe os benefícios de consumir proteínas vegetais e descobriu novas receitas, não há motivos para não incluir esses alimentos no seu cardápio. Experimente as nossas dicas e depois deixe um comentário, aqui embaixo, contando o que você achou!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco