Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Doce que faz bem

  • Cozinhar faz bem
  • 2min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Quem não gosta de doces, não é? Eles fazem parte do dia a dia das pessoas, e trazem a sensação de prazer e bem-estar quando são consumidos.

O problema é que, geralmente, os doces são complementos das refeições e as pessoas comem depois que já estão satisfeitas, somando ainda mais calorias à dieta. A dica, portanto, é saber incorporá-los ao cardápio, evitando o excesso e optando por receitas menos calóricas e mais saudáveis.

Sendo assim, não significa que ao pensar em dieta deve-se pensar em não comer determinados alimentos. A busca pelo prazer está diretamente ligada àquilo que se come, principalmente, quando sentimentos como alegria, tristeza, decepção ou ansiedade estão em evidência. Por isso, devemos sempre pensar numa alimentação equilibrada, onde a quantidade e qualidade dos alimentos são essenciais.

Os doces, se consumidos moderadamente, possuem papéis importantes no organismo, em função de o açúcar colaborar com o fornecimento de mais energia ao ser humano, e estimular o metabolismo a produzir uma substância chamada serotonina, que leva à sensação de prazer. Por isso, quando fomos ingeri-los, podemos escolher aquelas opções com pouco açúcar, com fibras ou então, caso a quantidade de açúcar seja grande, podemos escolher por um pedacinho. No caso de um chocolate, procure a opção “meio amargo”, que além de pouco açúcar, contém uma quantidade considerável de cacau, que pode ser um aliado à saúde e bem-estar. Desta forma, podemos comer sem culpa, agradar à “alma”, e não aumentar o peso na balança...

Vamos ver então uma receita deliciosa que separei para você: Crumble de Abacaxi com Maçã!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco