Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Dica de prato para o inverno: fondue

  • Cozinhar faz bem
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

A gastronomia típica do inverno é uma das razões de muitas pessoas amarem essa época. Comidas que sejam servidas quentinhas, chocolate e, claro, uma deliciosa fondue não podem faltar! Confira a história deste prato e algumas dicas e receitas para caprichar no preparo dele.

Um pouquinho sobre ao fondue

Apesar do nome ter origem francesa (na palavra fondre, que significa “fundir”, “derreter”), a fondue - sim, é uma palavra feminina - nasceu na Suíça. Seu local de nascimento é definido; já sua origem, não.

Algumas teorias afirmam que ela nasceu no século XVIII, como um prato da elite suíça; outros dizem que aconteceu uma superprodução de queijo (alimento usado na fondue “clássica”) no século XIII, que obrigou camponeses a usarem a criatividade para reaproveitar os queijos endurecidos pelo inverno e salvar a produção. Há ainda a tese de que nasceu durante a Segunda Guerra Mundial, industrializada pelo exército suíço e popularizada pelos soldados.

Quanto à história, podem existir dúvidas. Mas, com relação ao sabor, a opinião é unânime: deliciosa e combina perfeitamente com os dias mais frios do inverno.

Receitas de fondue

A receita original era feita com uma mistura de queijos fundidos com vinho e aquecidos por uma lamparina (espiriteira ou rechaud). Podia ser servida à mesa acompanhada de pães, batatas, cenouras e outros.

Hoje existe uma infinidade de receitas. Essa fondue de queijo, por exemplo, recebe um toque de manjericão, é prática e rende a porção exata para 2 pessoas. Também há a Fondue Bourguignone, que leva cubos de carne de frango e filé-mignon, e é perfeita para agradar os paladares amantes de salgados.

Já para quem adora um docinho, nada melhor do que saborear os pratos mais clássicos e deliciosos do inverno. Uma ótima dica, de dar água na boca só de imaginar, é a fondue de chocolate branco. Ela é tão deliciosa quanto a versão com chocolate preto. Vale experimentar! 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco