Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão

  • Datas para não esquecer
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original


Hoje, dia 26 de abril, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Por isso, resolvi escrever um texto aqui no blog Além da Culinária para lembrarmos como é importante este assunto em nosso dia a dia.

Dados do Ministério da Saúde apontam que a hipertensão arterial atinge mais de 50% das pessoas na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal.

O Sódio é um mineral muito importante para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos em nosso organismo. É um elemento de origem mineral que junto a outro mineral, o cloro, forma o cloreto de sódio, o famoso sal de cozinha. O importante, então, é sabermos balancear o consumo do sal de cozinha para que seu excesso não prejudique a nossa saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2005, recomenda que a ingestão diária de sal não deve ultrapassar a quantidade de 5 gramas. Porém, hoje em dia, sabemos que nós brasileiros estamos acostumados a consumir até 12 g de sal por dia.

Para auxiliar nessa reeducação alimentar, estamos desenvolvendo algumas receitas com sódio reduzido, utilizando o produto AJI-NO-MOTO® como aliado nessa missão. AJI-NO-MOTO® tem somente 1/3 da quantidade de sódio que tem o sal de cozinha. Desta forma, com a simples combinação de metade da quantidade de sal que você usaria na receita original e adição de AJI-NO-MOTO®, é possível manter o sabor delicioso da receita com uma redução no teor de sódio de, no mínimo, 25%. 

Portanto, aproveito o momento para sugerir uma receita de Filé acebolado com sódio reduzido para você preparar hoje mesmo e, caso queria outras sugestões, procure aqui mesmo na busca do site Sabores Ajinomoto, receitas que tenham no título "sódio reduzido".

 

Um grande abraço.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco