Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Dia do Nutricionista: Comemore com receitas nutritivas

  • Datas para não esquecer
  • 5min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Comemorado no dia 31 de Agosto, o Dia do Nutricionista é celebrado na mesma data em que foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas - atual ASBRAN. Essa profissão, que é tão importante para nossa saúde e bem-estar, vem ganhando reconhecimento e crescendo ainda mais. Porém, mesmo com esse grande crescimento, muitas pessoas ainda desconhecem a vasta área de atuação desses profissionais. Saiba mais sobre essa profissão e a importância do nutricionista em nossas vidas.

Como surgiu essa profissão?

A importância de uma boa alimentação já não é nenhuma novidade, porém, por muito tempo a profissão do nutricionista não foi valorizada como deveria. Foi durante a Primeira Guerra Mundial que a Nutrição começou a ser vista com outros olhos.

Com a necessidade de garantir uma alimentação adequada tanto para os soldados quanto para as vítimas da guerra, começaram a surgir mais estudos e pesquisas acerca dos alimentos e seus valores nutritivos, bem como sua preservação e distribuição.

As diversas funções e importância do nutricionista

Há quem acredite que a única função do nutricionista é nos ajudar a perder peso, mas isso não é verdade. Sim, é fato que o profissional da nutrição é o mais indicado para lhe auxiliar na dieta, porém, suas funções vão muito além disso.

Desde a fiscalização da produção de alimentos até a criação de cardápios nutritivos para atletas, a área de atuação do nutricionista é bastante ampla. Abaixo você confere algumas das especialidades que um nutricionista pode ter:

  • Nutrição clínica: dentro dessa área de atuação, o nutricionista promove uma reeducação alimentar, criando cardápios nutritivos que ajudem a manter ou recuperar a saúde. Dentro dessa área de atuação encontram-se hospitais, consultórios, ambulatórios, centros de terapia nutricional, entre muitos outros.
  • Nutrição esportiva: atuando dentro de academias e centros esportivos, o profissional ajuda na reeducação nutricional, criando cardápios dietéticos que possam suprir as necessidades do corpo de atletas e esportistas que realizem exercícios intensos.
  • Alimentação coletiva: desempenhando atividades em locais como escolas e empresas que queiram promover uma alimentação adequada para seus funcionários, o profissional da nutrição deve ser responsável por planejar e organizar os serviços de alimentação, bem como supervisionar os processos envolvidos.
  • Saúde coletiva: dentro dessa área, o nutricionista ajuda prestando assistência e reeducação alimentar em programas institucionais, tudo isso visando a prevenção de doenças e a desnutrição.
  • Indústria de alimentos: o nutricionista que atua nessa área ainda pode escolher segmentos diversos: Marketing, Regulamentação, Relacionamento com o consumidor ou também Pesquisa e Desenvolvimento. Independente do segmento, o nutricionista é responsável em informar à população em geral, características dos produtos comercializados pela indústria, sempre fazendo a ligação deles com a manutenção da saúde no dia a dia.

Dicas de receitas para um cardápio nutritivo

Uma dieta equilibrada e rica em cereais, legumes, leguminosas, verduras, frutas e carnes, priorizando as mais magras, é essencial para manutenção da saúde, bem como prevenção de doenças e até mesmo do envelhecimento precoce. Que tal então preparar algumas receitas gostosas e nutritivas?

  • Salada de Rúcula - fortemente associada à prevenção do câncer, a rúcula é fonte de vitaminas A, C, e K, minerais como magnésio, ferro, potássio, zinco e outras substâncias antioxidantes.
  • Salmão Grelhado - o salmão é um peixe que, além de possuir proteínas completas, é rico em ômega-3, um nutriente que tem efeito protetor do coração, ajuda a diminuir o colesterol e triglicerídeos do organismo.
  • Frango com legumes - o peito do frango é fonte de diversos aminoácidos, vitaminas e minerais, além de ser pobre em gordura.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco