Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

CUSCUZEIRA

  • Utensílios de cozinha
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

"Qual é a sua receita de cuscuz?!". Se essa mesma pergunta fosse feita a pessoas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, teríamos uma diversidade interessante de receitas.

Na África, cuscuz é um prato completo que leva sêmola em grânulos, carne de vaca, aves, legumes, ovos ou frutos do mar e peixe. Já em Marrocos, o tradicional cuscuz marroquino também é preparado com a sêmola de trigo duro hidratada, porém como acompanhamento de carnes, galinha ou legumes. E, no Brasil, temos ainda outras variedades, doces e salgadas.

Uma delas é o cuscuz paulista, de massa úmida de farinha de milho misturada a ingredientes diversos, de legumes a peixes. No Nordeste brasileiro, é comum o cuscuz de tapioca, servido com leite, coco e açúcar, e também o chamado "cuscuz nordestino" - uma espécie de bolo cozido no vapor preparado apenas com farinha de milho ou fubá, consumido com leite, manteiga ou um refogado de carne-seca.

Cuscuzeira CuscuzeiraAssim, chegamos ao título do nosso post: a cuscuzeira! - uma panela de cozimento à vapor, especial para o preparo de cuscuz nordestino. O seu funcionamento é bastante simples: você completa um dos reservatórios com água e o outro com a farinha de milho misturada previamente com Tempero SAZÓN® Sabor do Nordeste e sal. Ao levá-la ao fogo, a água começará a ferver e o vapor formado será direcionado ao compartimento da farinha.

Dependendo da farinha de milho utilizada (em flocos grossos, ou flocos finos, ou fubá), o cuscuz terá uma aparência mais rústica ou mais lisa, mas de uma forma ou de outra, os grãos adquirem liga e formam um bloco só, que pode ser desenformado com facilidade.

Para quem não tem a cuscuzeira em casa, testamos um modo alternativo de preparo do cuscuz: forre um escorredor de macarrão com um pano limpo e disponha sobre uma panela grande, com água fervendo. Tome cuidado para a água não tocar o escorredor e não se esqueça de tampar o escorredor para manter o vapor em contato com o cuscuz.

E então, qual dessas é a sua receita de cuscuz?!

Até a próxima!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco