Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Culinária e Entretenimento do Brasil: Região Nordeste

  • Cozinhar faz bem
  • 3min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

 

Como abril é marcado pela data que homenageia Tiradentes e sua luta pela independência do Brasil a cada semana traremos posts sobre a culinária e algumas brincadeiras que acontecem nas diferentes regiões do nosso país.

Para começar escolhemos uma das mais marcantes, a Região Nordeste.

A culinária nordestina foi formada através da influência das culinárias portuguesa, indígena e africana. A mistura de sabores e temperos foi sendo, aos poucos, formada durante o período colonial.

Os pratos nordestinos caracterizam-se pela presença marcante de temperos fortes e apimentados. Charque, carne de sol ou jabá, peixes e frutos do mar são marcantes e quase obrigatórios.

Alguns pratos típicos são: moqueca, vatapá, bobó, acarajé, buchada de bode, sarapatel e sururu.

No café da manhã é comum a presença da tapioca, feita com polvilho, proveniente da mandioca; e o cuscuz, feito com farinha de milho.

Como no Nordeste é grande a produção de cana-de-açúcar, o melado tem presença muito forte na elaboração de pratos doces. A rapadura também é muito consumida. As frutas tropicais como manga, caju, abacaxi e acerola, também fazem parte da produção de doces (compotas) e também são muito consumidas in natura.

A canjica, que no Nordeste é feita com milho, é uma espécie de pudim, também consumida como sobremesa.

Tudo feito especialmente para deixar a gente com água na boca, não é mesmo?

E pra combinar com a culinária local, temos também uma dica de entretenimento: brincar de morto-vivo.

A brincadeira surgiu em São Luís, no Maranhão e é muito legal para fazer com a criançada. Funciona assim: quando o líder disser “Morto!", todos ficarão agachados. Quando o líder disser "Vivo!", todos ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder.

Diversão e delícias garantidas! 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco