Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Criatividade na cozinha: decorar pratos usando flores

  • Tendências
  • 4min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Criatividade na cozinha: decorar pratos usando flores
 

A primavera está aí e, com ela, a época de muita cor, alegria, alimentação leve e saudável (para compensar aqueles exageros do inverno), além das e flores desabrochando! E você? Já pensou em unir todos esses elementos? Que tal usar flores comestíveis para decorar e enfeitar aquela sua receita especial? É super fácil, bonito e moderno. Confira então algumas dicas de como colocar mais cor nas suas refeições.

O indicado para a decoração dos pratos é usar flores comestíveis, que além de embelezar a apresentação do prato, também podem ser agregadas às receitas. Atenção: é preciso ter o cuidado com a origem das flores. Devem ser orgânicas e cultivadas com adubo livre de qualquer componente químico e água filtrada, para garantir a segurança do consumo pelas pessoas. E para que a aparência fique sempre fresca, o ideal é adicionar as flores ao prato somente na hora de servi-lo.

Entre aquelas espécies indicadas para o consumo e que se destacam também pela beleza e possibilidade de decorar o prato, estão: o hibisco, as rosas, amor perfeito, crisântemo, cravina e calandiva:

  • O hibisco tem como característica suas grandes pétalas, que podem ser rosadas, lilás e amarelas; e além de decorar os pratos, ele também pode ser utilizado em infusões, (quentes ou geladas) e é matéria-prima de geleias artesanais.
  • A rosa, graças à sua variedade de cores e formatos, pode ser usada em diversas formas na composição dos pratos use a criatividade!
  • O amor perfeito (também conhecido como viola tricolor) possui pétalas azuis, amarelas ou brancas. Ele não exala aroma, então, pode ser usado para enfeitar aqueles pratos que possuem um cheirinho próprio sem interferir em sua aceitação final.
  • As pétalas do crisântemo têm grande variedade de cores e um formato que fica muito bonito na decoração de saladas, e elas também podem ser incorporadas em receitas sem alterar o sabor.
  • Ao contrário do cravo, a cravina é comestível, e suas pétalas bem características - largas e com bordas semicerradas - possuem as cores vermelha, rósa, roxa, branca e ainda mesclas.
  • A calandiva possui pétalas que vão do tom rosado ao vermelho, sendo mais usada especialmente para decorar pratos mais delicados. Mas se você quiser usá-la como ingrediente da receita, o sabor mais azedo da calandiva combina com peixes, massas e sobremesas.

Você também pode usar outras espécies de flores para decorar seus pratos - lembrando sempre de ter atenção com a sua procedência mas essas são algumas das mais bonitas, conhecidas para tal fim e versáteis, podendo ser utilizadas em diversas receitas.

Use a criatividade e coloque mais cor e vida em suas receitas, além de impressionar seus amigos e familiares! 

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco