Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como surgiu a Festa Junina

  • Datas para não esquecer
  • 2min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Hoje vamos trazer um pouco mais de conhecimento e curiosidade pra levarmos conosco. Por isso, resolvemos compartilhar com vocês o que descobrimos sobre a origem da Festa Junina. Você já sabe?

O surgimento das Festas aconteceu no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra e às boas colheitas. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, que para nós é dia de São João.

No Brasil, a Festa Junina passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Com o passar dos anos, elas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para aquecer. Várias brincadeiras entraram para a Festa, como o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, a pescaria, entre outros; com o intuito de animar ainda mais.

As comidas típicas desta festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com ele são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

Muito curioso, né? A gente adora degustar essas comidas típicas, tomar um quentão e dançar uma quadrilha! :)

Fonte de pesquisa: Brasil Escola

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco