Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer pão caseiro fácil

  • Cozinhar faz bem
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Se eu te pedisse para citar uma receita saborosa que lembre infância, família e carinho, provavelmente a sua resposta seria “pão caseiro”! Afinal, quem não ama esse comfort food, né? 

Quer aprender a fazer um pão tão gostoso quanto o da sua avó ou mãe? Confira essas dicas de como fazer pão caseiro fácil e saboroso!

Fazendo a massa do pão

No geral, toda massa de pão precisa de alguns ingredientes básicos, como farinha, algum líquido (que pode ser água ou leite), fermento e açúcar (até mesmo nos pães salgados, mas eu explico melhor mais adiante). Mas algumas receitas podem contar com mais ingredientes.

As proporções dos ingredientes, em uma receita básica, para uma forma de bolo inglês (26 x 10 x 7 cm) é:

  • 2 ovos
  • meia xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite morno (200 mL)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
  • 1 tablete de fermento biológico (15 g)
  • 1 colher (chá) de açúcar

Agora é a hora de misturar os ingredientes: coloque os ovos, o óleo e o leite em um recipiente, e sove tudo enquanto adiciona a farinha de trigo aos poucos, até obter uma mistura homogênea. Algumas receitas contam com o uso do liquidificador - como essa aqui. 

Depois, é preciso adicionar o açúcar e o fermento. Dicas de como sovar a massa você confere no próximo tópico!

Dicas para preparar o pão caseiro

1 - Tenha atenção com os ingredientes e as suas medidas
A qualidade do pão está relacinonada à qualidade dos seus ingredientes. Por isso, escolha com critério a farinha. Sobre o fermento: sempre leia as instruções do rótulo antes de usar.

E muito cuidado com as medidas: uma xícara de chá tem que ser uma xícara de chá, e o mesmo vale para as colheres de sopa ou de chá. 

2 - Não se esqueça do açúcar 
Um dos principais motivos para o pão ficar murchinho é a falta do açúcar! O fermento, que faz o pão crescer, tem a sua ação “ativada” pelo açúcar. É por isso que esse ingrediente é usado até mesmo nos pães salgados.

3 - O ponto de sova 
O indicado é sovar a massa do pão até que ela fique bem elástica e lisa, durante 10 a 15 minutinhos. Para testar se ela está no ponto certo, aperte a massa com o dedo e observe: se ela começar a voltar ao formato anterior, está no ponto!

4 - Atenção até depois de pronto 
Após o pão terminar de assar, é preciso deixar que ele esfrie por um tempinho. Mas não deixe ele esfriar dentro do forno quente, porque isso acaba ressecando e endurecendo o pão.

5 - Quando usado, o sal deve vir por último
Essa dica é bastante importante. Lembra do efeito que o açúcar tem no fermento, ajudando a massa a crescer? O sal faz o contrário, ele controla e reduz a ação do fermento. Por isso, adicione o sal por último na composição da massa.

6 - Untar ou não untar a fôrma?
Geralmente, untar ou polvilhar a fôrma é necessário. Mas vale conferir o que está indicado na receita!
Como untar: na fôrma, limpa e seca, passe manteiga ou margarina (pode ser com os dedos ou com o pincel). Todos os cantinhos da fôrma precisam estar cobertos. Caso a receita indique o uso da fôrma untada com farinha, basta polvilhar um pouco de farinha por toda a superfície da mesma.

7 - Tempo de preparo 
O tempo de preparo varia de receita para receita. Mas você pode observar estes sinais que indicam que o pão já está assado: a casca do pão deve ter uma cor castanho-dourada e, quando você enfia um palito no pão, ele sai limpinho, sem massa grudada nele.

Receitinhas de pão caseiro para preparar
 

Seguindo essas dicas, o seu pão caseiro vai ficar delicioso. Essas são algumas sugestões de receitas para você variar sempre que quiser:

1) Pão de fôrma: Uma receita fácil, simples e clássica!
 
2) Pãezinhos suínos: Essa receita é perfeita para quem tem crianças em casa!

3) Pão de batata com salsicha: Uma receita ideal para quem quer inovar. E se você não estiver assim com tanta vontade de um pão recheado, também pode fazê-la sem a salsicha do recheio.

4) Pão de calabresa: Vai receber visitas e quer impressionar? Pode apostar nessa receita deliciosa que rende 15 porções!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco