Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer molho: branco, ao sugo e outros

  • Cozinhar faz bem
  • 10min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Que os molhos deixam os pratos mais gostosos, isso não é novidade. Perfeitos para acompanhar e completar diversas receitas, são eles quem dão um toque ainda mais especial a massas, carnes e saladas - afinal, ficam muito melhores com o molho certo. Que tal aprender como fazer um molho saboroso em suas mais variadas formas e para diferentes pratos? Confira dicas e novidades que separei para que você arrase na cozinha!

Saiba quais são os diferentes tipos de molhos

Existem diferentes tipos de molho: branco, rosé, bechamel, ao sugo, bolonhesa, madeira, vinagrete, entre outros. Dentro de cada um deles também há variações diversas que podem ser obtidas através da adição de simples ingredientes.

O molho branco, por exemplo, apesar de sempre levar leite, manteiga e farinha de trigo em sua receita básica, pode se transformar em um molho bechamel ou parisiense, conforme os ingredientes que acrescentamos - como creme de leite, noz-moscada, presunto, ervilhas ou mostarda.

Porém, o molho branco não é o único que conta com variações. O molho vermelho também tem diversas versões, podendo ser ao sugo, bolonhesa, rosé, entre outros - e todos preparados com tomates cozidos lentamente.

De forma geral, todas as variedades de molho (e olha que é muita variedade!) podem ser classificadas com base na coloração e no ingrediente principal da receita: molho de base escura, base clara, base ferrugem, molho à base de óleo e à base de manteiga. Versáteis e cheios de sabor, os molhos podem ser usados em diversos ingredientes, como carnes, aves, pescados, legumes secos ou, ainda, quando você quiser variar um pouco o sabor de um ingrediente específico.

Toda essa variedade te deixa em dúvida na hora de combinar molhos e receitas? Então, confira abaixo como harmonizar alguns tipos de molhos:

  • Molho branco: Um dos molhos básicos e essenciais, é feito com farinha cozida, um líquido (geralmente leite) e alguma gordura (como manteiga). Temperado com sal e especiarias, o molho branco cai bem com peixe, carne e vegetais cozidos, e também serve como base para a preparação de molhos mais elaborados.
  • Molho bolonhesa: Originário da cidade de Bolonha, na Itália (daí o seu nome), esse molho é caracteristicamente produzido com carne moída, tomates e outros vegetais. É mais utilizado para acompanhar massas.
  • Molho madeira: Apesar de ser feito, em sua forma mais tradicional, com vinho da Ilha da Madeira (em Portugal), esse molho é originário da Inglaterra. Sua receita é até hoje muito parecida com a original - leva aipo, alho-poró, cenoura, ervas, caldo de carne, farinha, manteiga e, por último, o vinho. O molho madeira é perfeito para acompanhar carne vermelha.

A história dos molhos

Se hoje os molhos são, muitas vezes, a alma de uma receita, trazendo sabor, textura e requinte, lá na sua origem (ainda no período pré-histórico, por volta de 5.000 a.C.) eles eram apenas uma forma de conservar alimentos por mais tempo. Nessa época, chineses e indianos utilizavam infusões de água ou vinhos com ervas para, assim, conservar os peixes e a caça.

Só muito tempo depois, aproximadamente no ano de 500 a.C., que os molhos começaram a ganhar importância de verdade na cozinha: um famoso chef grego, chamado Sicanus Lebdacus, mergulhou carne de carneiro numa mistura de plantas e vinho, assim trazendo sabor e textura para o prato - e, de quebra, eliminando o mau cheiro do assado.

Nascia ali o molho propriamente dito, que, claro, de lá para cá passou por várias mudanças e modernizações, até se tornar o símbolo de sabor e variedade que conhecemos hoje - tanto que existe um profissional gastronômico especializado em preparar molhos, o saucier.

Receitas de molhos

Confira como preparar alguns molhos para massas, carnes e saladas!

Receita de Molho Branco

A versão clássica desse molho é indicada para batatas, panquecas, massas, aves, peixes e verduras. Confira abaixo como preparar molho branco:

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de margarina sem sal
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 xícaras (chá) de leite (800 mL)
  • 2 colheres (chá) de SABOR A MI® sem pimenta

Modo de preparo:

  1. Em uma panela média, coloque a margarina e leve ao fogo médio para derreter. Junte a farinha de trigo, com o auxílio de uma peneira, e misture bem, sem deixar dourar.
  2. Acrescente o leite, aos poucos, e cozinhe até encorpar. Tempere com o SABOR A MI®, misture e retire do fogo. Regue o macarrão e sirva em seguida.

Quer algumas dicas de receitas com molho branco para colocar o aprendizado em prática? Abaixo, selecionei duas receitas deliciosas com esse molho prático e saboroso:

molho branco1) Capeletti ao Molho Branco

2) Macarrão ao Molho Branco

 




Receita de Molho Bolonhesa

O molho bolonhesa é indicado para acompanhar massas, panquecas e lasanhas. Confira abaixo como preparar esse molho:

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 cebola média picada
  • 500 g de carne bovina moída
  • 1 e meia colher (chá) de sal
  • 1 caixa de polpa de tomate (520 g)
  • 2 sachês de Tempero SAZÓN® Laranja
  • 1 xícara (chá) de água fervente (200 mL)

Modo de preparo:

  1. Em uma panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo para derreter.
  2. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até que doure ligeiramente.
  3. Acrescente a carne moída, 1 colher (chá) de sal e frite por 8 minutos, ou até que a carne mude completamente de cor.
  4. Adicione a polpa de tomate, o Tempero SAZÓN® e o sal restante. Regue com a água e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até o molho começar a encorpar.

Uma dica para deixar a receita ainda melhor é acrescentar um tomate grande, sem pele, sem sementes e picado ao molho.

Ficou com dúvidas sobre qual prato vai bem com esse molho? Abaixo você confere duas dicas infalíveis de receitas com molho bolonhesa:

canelone bolonhesa1) Canelone à Bolonhesa 

 

 




talharim bolonhesa

 

2) Talharim à Bolonhesa

 

 

 

Receita de Molho Madeira

O sabor do molho madeira combina muito bem com carnes em geral - ele é versátil e delicioso.

Ingredientes:

  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 1 colher (chá) de mostarda
  • 4 colheres (sopa) de vinho madeira (50 mL)
  • 4 pitadas de AJI-NO-MOTO®

Modo de preparo:

  1. Em uma panela pequena, coloque a manteiga e leve ao fogo alto para derreter.
  2. Abaixe o fogo e junte o molho inglês, a mostarda e o vinho madeira, misturando bem, para que a mostarda não forme grumos.
  3. Tempere com o AJI-NO-MOTO® e sirva acompanhando a carne de sua preferência.

Agora que você já sabe como prepará-lo, mãos à obra para cozinhar essas duas receitas com molho madeira:

carne ao molho madeira1) Carne ao Molho Madeira

 

 

 

iscas ao molho madeira

2)  Iscas ao Molho Madeira

 

 


 

Molho ao Sugo

Um dos mais tradicionais e de origem italiana, o molho ao sugo não leva carne e é feito com uma “passata” de tomates, ou seja, um purê de tomates - é isso, inclusive, que o diferencia do molho al pomodoro, feito com tomates em pedaços. Ele combina principalmente com massas e carnes.

Abaixo eu explico como preparar um tradicional molho ao sugo, ideal para massas em geral:

Ingredientes:

  • 1 lata de extrato de tomate (130 g)
  • 6 tomates médios maduros, sem sementes
  • meia xícara (chá) de água (100 mL)
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 sachês de Tempero SAZÓN® Laranja
  • meia colher (chá) de sal

Modo de preparo:

  1. No copo do liquidificador, coloque o extrato de tomate, o tomate, a água e o óleo, e bata em potência média por 2 minutos, ou até ficar homogêneo.
  2. Transfira para uma panela, junte o Tempero SAZÓN® e o sal, e leve ao fogo alto, com a panela semitampada, por 25 minutos, ou até encorpar.

Dicas de receitas com molho ao sugo para você conferir:

espaguete ao sugo1) Espaguete ao Sugo

 

 

 

 

nhoque ao sugo2) Nhoque ao Sugo
 

 

 

 

 


Agora você já sabe como fazer molho em suas principais variações e com dicas de receitas infalíveis para deixar toda a família querendo mais. Escolha aquele que melhor combina com o seu prato favorito e bom apetite!

Sugestões para Você:
Sopas para o inverno: receitas para mandar o frio embora
Como fazer feijoada: Tradicional, Light e Vegetariana
Como Fazer Arroz Carreteiro

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco