Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

Como fazer massa de bolo simples

  • Cozinhar faz bem
  • 6min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Saber como fazer uma massa de bolo é sempre bom. Versátil e apreciado por todo mundo, o bolo é uma opção que vai bem em qualquer hora do dia, e alguns poucos ingredientes básicos já bastam para preparar a receita. 

Vou lhe ensinar como fazer massa de bolo simples e dar dicas para não errar a mão!

Fazendo a massa de bolo simples
 

Preparar uma massa de bolo simples e deliciosa não é difícil e pode ser rápido. De modo geral, todas as receitas levam os mesmos ingredientes básicos e o que realmente muda são as quantidades - além de, claro, se irá ou não ter um sabor diferente (como chocolate, laranja, milho...). 

É comum que se tenha, sempre, essas quantidades aproximadas:

  • 4 ovos
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
  • meia xícara (chá) de óleo
  • 1 colher (sopa) de fermento

Em quase todas as receitas a quantidade de leite (ou água) e fermento é a mesma, e os outros ingredientes seguem uma mesma proporção (ovos > farinha > açúcar).

E para preparar, basta bater todos os ingredientes na batedeira, no liquidificador ou até mesmo à mão. Comece pelos ovos (podendo ser claras em neve ou não, dependendo da receita) e acrescente então o açúcar, depois o óleo, a farinha e o leite, aos poucos. Por fim, adicione o fermento. É importante que essa etapa final seja feita à mão, e não no liquidificador ou batedeira, para que o ar seja incorporado, delicadamente, contribuindo para uma massa fofa e leve.

Se quiser variar, você pode substituir o leite por suco de frutas, farinha branca ou farinha integral, ou incrementar com farinha de aveia ou de arroz. A nossa dica é conferir as receitas de bolo de limão, bolo mármore e bolo de limão com brigadeiro, que são simples de preparar e ainda surpreendem com o sabor irresistível de MID® Limão.

Cinco dicas para não errar no preparo
 

1) Os ingredientes merecem atenção 

O sucesso de um bolo depende bastante da qualidade dos ingredientes. Além de sempre verificar se estão dentro do prazo de validade e armazenados corretamente, é importante usá-los na temperatura ambiente, como no caso de ovos e leite - só os use gelados ou quentes quando a receita mandar. 

Outra dica é peneirar os ingredientes secos, como farinha e açúcar, garantindo que eles não estejam “empelotados”. 

2) Siga a receita à risca

Quanto ao modo de preparo, é importante respeitar a receita e só adicionar os ingredientes no momento certo. O fermento, por exemplo, só pode ser usado na etapa final. Isso porque a sua ação já se inicia assim que entra em contato com os líquidos do bolo - daí a importância de seguir direitinho o indicado pela receita.

3) Para um bolo leve, fique atento às quantidades 

Verificar as quantidades dos ingredientes é um meio de já prever como será o resultado final do bolo. Por exemplo, se a quantidade de açúcar for maior do que a de farinha, é bem provável que o bolo fique um pouco pesado. O mesmo vale para o óleo, que também pode deixar a massa pesada quando em quantidade exagerada.

4) Ligue o forno assim que começar a receita 

O melhor momento para assar o bolo é assim que a massa estiver pronta - nada de deixá-la descansando, a não ser que a receita conte com essa instrução. E, como o forno precisa ser preaquecido em temperatura média (180 graus), a dica é já ligá-lo antes de começar a misturar os ingredientes e garantir que o resultado final seja um bolo macio e douradinho por fora.

5) Não fique “espiando” o bolo

Fique atento e respeite o tempo que a receita indica que o bolo deve ficar no forno, repeitando também a temperatura. Não fique abrindo o forno para “espiar” a massa. Isso interfere no processo e pode resultar na famosa massa abatumada. Se tiver luz dentro do seu forno, fica mais fácil de saber como está indo a massa sem ter que abrir a porta.

Com esses cuidados, o seu bolo tem tudo para ficar leve e delicioso! Bom apetite!

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco