Descubra novos sabores!

BLOG ALÉM DA CULINÁRIA

ARROZ E FEIJÃO - UMA COMBINAÇÃO PERFEITA

  • Nutrição do dia a dia
  • 2min
  • A- Diminuir
  • A+ Aumentar
  • A Tamanho Original

Existe um prato mais completo e saboroso do que o nosso famoso "arroz e feijão"? Quem é que nunca ouviu pessoas que viajam por muito tempo para longe do Brasil dizendo que aquilo que mais sentem falta do país é o "arroz com feijão da mamãe"?

Pois é: esse prato, além de muito saboroso é muito saudável também. O arroz possui várias vitaminas do complexo B, carboidrato, potássio e cálcio, e o feijão, por sua vez, é um alimento rico em proteínas, ferro, vitaminas do complexo B e demais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

A combinação destes dois alimentos é perfeita, pois além de fornecerem diversos nutrientes, os aminoácidos que faltam em um alimento, você encontra em outro.

Por exemplo: o arroz é pobre no aminoácido lisina, que por sua vez é encontrado em abundância no feijão. Já o aminoácido metionina é encontrado em pequenas quantidades no feijão, mas está presente no arroz.

Além disso, o arroz branco sozinho pode causar o aumento de glicose no sangue, porém com a presença do feijão esse índice glicêmico pode ser diminuído, pela quantidade de fibras presentes nos grãos. Não é um "casal perfeito"?

E o melhor de tudo: o Brasil tem o privilégio de ter plantações de vários tipos de feijão. E o arroz? Também podemos variar nosso cardápio com arroz branco, parboilizado, integral e tornar nossa alimentação variada e saborosa!

E, de quebra, conseguimos colaborar para a renovação celular, construção de nossos tecidos e um bom funcionamento intestinal.

Dúvidas sobre alguma receita? Entre em contato

Fale Conosco