Blog Além da Culinária

Receitas com mandioca

14 de Julho de 2014

Quem está por trás disso:

Priscila Andrade

Thumb

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários

comentar

A mandioca é uma planta muito conhecida pelos brasileiros, podendo ter nomes diferentes, mas trata-se da mesma raíz. Em alguns lugares do país conhecida como mandioca, em outros como aipim ou então macaxeira, é a partir dela que são produzidas as farinhas, a tapioca, o polvilho, além da mandioca frita, cozida ou ensopada.

 

Hum, já deu água na boca não é mesmo? Além de ser um sabor querido nas refeições do nosso dia a dia, a mandioca está repleta de propriedades que fazem bem para o nosso organismo!

A raiz é rica em sais minerais como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, óleos essenciais e proteínas. O chá da raiz funciona como calmante e favorece o sono. Interessante não?

 

Confira uma deliciosa Receita de Nhoque de Mandioca que Sabores Ajinomoto separou para você!

Ler post

Comida Típica

27 de Junho de 2014

Quem está por trás disso:

Eliane Kina

Thumb

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

1 comentários

comentar

O mês de junho é gostoso por várias comemorações! É dia dos namorados, é dia de santo casamenteiro, é dia de São João! As festas juninas são multiculturais, os instrumentos usados, como cavaquinho, sanfona e triângulo, estão na base da música folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país.

A vestimenta e a decoração também são inspiradas em Portugal, os enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora e as roupas caipiras. O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, que é caracterizado por um espaço grande ao ar livre e onde as barracas são erguidas especialmente para o evento.

Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. É onde acontecem as quadrilhas, os forrós e os casamentos! E pra entrar no clima de festa junina que tal fazer uma receita deliciosa de uma comida típica?

Por isso separamos uma comida típica pra você! Confira Receita de Cuscuz Paulista!                                                                   

Ler post

O que você tem na sua geladeira?

02 de Maio de 2014

Quem está por trás disso:

Priscila Andrade

Thumb

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários

comentar

Sabe aquele dia que você chega em casa com vontade de cozinhar, abre a geladeira e vê que a matemática não bate? Ou seja, sua vontade + o que você tem na geladeira = dificuldade de cozinhar. Alguém já passou por isso?

Antes de ficar frustrada com esta situação é interessante parar um instante, respirar fundo e organizar o pensamento para que sua criatividade venha à tona. A cozinha é um ambiente de pura criatividade. Você pode fazer um prato muito gostoso com poucos ingredientes.

Por exemplo, imagine que você tenha só batatas... Olha só que receita bacana para fazer: Batatas Bolinha ao Forno.

Ou mesmo se você só tiver ovos, um tomatinho e uma lata de ervilhas no armário, veja o que pode sair dessa combinação: Ovos Estalados.

Bom, agora é só deixar a criatividade aflorar e deliciar-se na cozinha. 

Ler post

Alimentação equilibrada

28 de Março de 2014

Quem está por trás disso:

Natália Ribeiro dos Santos

Thumb

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários

comentar

Cerca de 20% das pessoas sofrem com prisão de ventre (intestino preso), sendo que a incidência é o dobro em mulheres. É provável que isso ocorra devido aos efeitos do estrogênio (hormônio feminino), entretanto o mecanismo exato como isso ocorre ainda não está estabelecido.

A prisão de ventre aumenta a incidência de vários problemas de saúde, como câncer de intestino, diverticulite (inflamação da parede do intestino), hemorroidas e fístula anal. Além disso, quando o intestino não funciona direito, ocorre mal-estar, desconforto, a barriga fica dilatada e pode ficar dolorida.

Somente uma alimentação equilibrada, rica em fibras e à base de muita água pode estimular de forma natural o funcionamento do intestino. Confira dez alimentos que vão ajudar:

Mamão - É aconselhável ingerir mamão diariamente, pois ele possui enzimas que digerem proteínas, o que facilita a digestão, além de conter fibras.

Ameixa - Para quem sofre de prisão de ventre o recomentado é consumir cerca de cinco unidades de ameixas secas por dia. Podendo também hidratá-las e tomar na forma de suco.

Linhaça - A linhaça possui grande quantidade de fibras alimentares que podem ajudar a combater a prisão de ventre e diminuindo o risco de hemorroidas e diverticulite, além de contribuir para aumentar a sensação de saciedade.

Aveia - A aveia é um cereal altamente nutritivo, rico em fibra solúvel que auxilia no bom funcionamento do intestino e pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

Soja - Suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.

Iogurte - Eficiente por conter em sua composição os famosos lactobacilos, responsáveis por estimular a proliferação de bactérias benignas no intestino.

Ler post

Água e pimenta não combinam

28 de Novembro de 2013

Quem está por trás disso:

Priscila Andrade

Thumb

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários

comentar

Quantas vezes você foi jantar e, sem perceber, mordeu um pedaço de pimenta?

Aposto que, na mesma hora, pediu para alguém trazer água para amenizar o ardido na boca, não é?

Pois é. Mas se sua boca estiver pegando fogo, não dê água!

Fogo de pimenta não se apaga com água. A substância química que faz a boca arder não se dissolve facilmente na água e ela só vai espalhar ainda mais a queimação.

Controle este incêndio com sal, leite ou pão! O sal é rápido no gatilho. O leite, o queijo, cremes de leite e iogurtes ajudam a quebrar a ligação entre o composto químico que causa a queimação e os receptores do paladar. O pão branco, a tortilha e o biscoito de água e sal absorvem a queimação mais rápido.

Agora que você sabe estas dicas já pode enfrentar alguns sabores mais calientes, como este abaixo

 

www.saboresajinomoto.com.br/receita/maneco-com-jaleco

Ler post

Dicas de alho

13 de Novembro de 2013

Quem está por trás disso:

Natália Ribeiro dos Santos

Thumb

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários

comentar

Muita gente reclama do cheiro que o alho deixa nos dedos após descascá-los. Mas e se fosse simples de resolver esse problema?

Antes de falar sobre este assunto, vamos a uma dica muito simples.

Normalmente o odor fica impregnado nos dedos quando precisamos descascar os dentes de alho sem amassá-los. E mesmo assim ele fica um pouquinho esmagado quando a casca sai.

Mas vamos dizer que você precise descascar muito alho.

Temos uma técnica incrível! É prática, muito rápida e você só precisa de um pote grande de plástico.

Basta soltar um pouco os dentes de alho com as mãos e colocá-los dentro do pote. Tampe e chacoalhe por aproximadamente 30 segundos. Pronto! Dentes de alho sem cascas!

Se, mesmo assim, você ficar com cheiro nos dedos, esfregue as mãos com vigor em alguma peça de aço inoxidável por 30 segundos antes de lavá-las; ou deixe as mãos em água corrente, com os dedos para baixo, sem esfregar durante 30 segundos. Isso irá remover o odor completamente.

Agora que você já sabe destas dicas, já pode fazer esta Receita de Pão de Alho!

Ler post

Buscar receitas...

AJI-NO-MOTO®

Carnes

Bebidas