Blog Além da Culinária

Os benefícios da água para a pele e os cabelos

Os benefícios da água para a pele e os cabelos

12 de Fevereiro de 2016

Quem está por trás disso:

Mariana Canela

Mariana Canela

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários Comentar
 
Capaz de melhorar a saúde e até o aspecto da pele, do cabelo e das unhas, o consumo da quantidade adequada de água por dia é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Confira os benefícios da água para a saúde e a beleza!
 
O que melhora com o consumo diário de água
 
A ingestão de água por dia melhora o trânsito intestinal, facilita a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas, ajuda a regular a temperatura corporal e ainda hidrata pele, cabelos e unhas. Sim, e tudo isso com alguns litros de água diários! O indicado para mulheres adultas é ingerir cerca de 2 litros de água por dia; já os homens adultos devem beber por volta de 3 litros todos os dias.
 
A dica é manter sempre uma garrafinha de água por perto, ainda mais no verão. Assim, a hidratação fica garantida e dá até para saber a quantidade de água que está sendo ingerida. 
 
Hidratação de dentro para fora
 
Diferente de cremes e máscaras, que hidratam superficialmente, a água hidrata de dentro para fora. Por isso, seu consumo é indispensável para quem quer uma pele, cabelos e unhas saudáveis. 
 
Os benefícios da água podem ser percebidos no aspecto da pele: sua tonacidade, elasticidade e até mesmo textura pioram quando o organismo não está hidratado. Além disso, a água ajuda na eliminação de toxinas e na absorção de nutrientes essenciais à saúde.
 
Nada substitui a água
 
Muito do que bebemos no dia a dia contém água, mas nada descarta a necessidade de se ingerir 2 litros dela (pura) todos os dias. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, cafés, chás e sucos, por exemplo, não a substituem. 
 
 
Mas, para quem quer beber algo com sabor, existe a “água aromatizada”, com frutas e ervas aromáticas. Para fazer, basta encher uma jarra com água e frutas cortadas em rodelas; depois, deixar a bebida descansar na geladeira por algumas horas. Pronto! É só se hidratar!
 
 

 

Ler post

4 receitas de sobremesas brasileiras para descobrir o lado doce do Brasil

4 receitas de sobremesas brasileiras para descobrir o lado doce do Brasil

03 de Dezembro de 2015

Quem está por trás disso:

Ana Beatriz Pose

Ana Beatriz Pose

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários Comentar

Embora a culinária brasileira seja muito diversificada, às vezes damos muita atenção aos pratos salgados e acabamos esquecendo o nosso lado mais doce. Os doces do Brasil surgiram ainda no período colonial, com a produção em larga escala de cana de açúcar, principalmente na região nordeste. Inicialmente, os doces eram feitos apenas com frutas e mel.Embora a culinária brasileira seja muito diversificada, às vezes damos muita atenção aos pratos salgados e acabamos esquecendo o nosso lado mais doce. Os doces do Brasil surgiram ainda no período colonial, com a produção em larga escala de cana de açúcar, principalmente na região nordeste. Inicialmente, os doces eram feitos apenas com frutas e mel.  

Com o açúcar surgiram as caldas, compotas e a produção dos doces portugueses com alguns ingredientes brasileiros. Hoje a lista de doces é enorme, do pudim ao brigadeiro, o Brasil tem doces nacionais deliciosos. Separamos algumas das receitas de sobremesas brasileiras mais amadas pela Pátria. Para qualquer momento ou ocasião, doces que agradam a família inteira!

 

Brigadeiro

 

 

Quem nunca se deliciou com um brigadeiro? Super fácil e rápido de fazer, o brigadeiro de panela já se tornou um símbolo nacional e ganhou muitas versões. Também chamado de “negrinho” no Sul do país, o docinho das festas de aniversário é 100% brasileiro. Bem fácil de fazer, preparado com leite condensado, chocolate em pó, manteiga e fica ainda mais gostoso quando coberto com granulado.

O melhor é que o brigadeiro também pode acompanhar bolos, tortas e muitas outras receitas. Vem ver como preparar um bolo de limão com cobertura de brigadeiro. Delícia!

 

Ambrosia

 

 

Chamada de “manjar dos Deuses”, a ambrosia é um doce típico de Minas Gerais, mas também muito popular no Rio Grande do Sul. De origem portuguesa, o doce era muito comum nas festividades do interior brasileiro. É uma sobremesa simples, mas muito gostosa. A receita leva apenas açúcar, leite e ovos, e é muito prática de ser preparada.

Confira toda a receita de ambrosia para fazer em casa. Hummmmm… É de dar água na boca!

 

Cocada

 

 

Popular na América Latina e em alguns países da África, a cocada é uma sobremesa de origem portuguesa e africana. As escravas preparavam muitos pratos com leite de coco para os senhores de engenho e as sobras do bagaço de coco elas misturavam com melaço de cana e cozinhavam até engrossar.

Você pode preparar uma cocada deliciosa em casa. Aproveite a receita e chame os amigos para degustarem.

 

Sagu

 

 

O sagu brasileiro é feito da fécula extraída da mandioca, sendo a junção perfeita da cultura indígena com a cultura portuguesa. Essa sobremesa já era apreciada pelos índios, mas foram os portugueses que criaram o hábito de adoçar o prato.

O sagu só entrou definitivamente para a culinária brasileira com a chegada da Família Real ao Brasil. Hoje em dia, é comum que o doce seja preparado também com suco de uva, groselha, leite de coco e/ou canela.

Prepare um sagu especial hoje mesmo, que tal? A família vai adorar!

 

Ficou com água na boca? Então veja outras receitas de doces maravilhosos no site da Sabores Ajinomoto: Sorvete de Graviola, Flan de Iogurte, Torta de Limão, Manjar Branco, Torta Holandesa de Morango e muito mais!

Ler post

Do churrasco à feijoada: 3 pratos brasileiros de dar água na boca

Do churrasco à feijoada: 3 pratos brasileiros de dar água na boca

09 de Novembro de 2015

Quem está por trás disso:

Ana Beatriz Pose

Ana Beatriz Pose

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários Comentar
Não é preciso ser brasileiro para saber: a culinária daqui é uma das mais ricas e diversificadas do mundo. Da tradicional feijoada ao churrasco com caipirinha, a nossa culinária tem um sabor único e que encanta todos que a provam. Mas, além de deliciosas, esses pratos têm outra coisa em comum: sua origem é super curiosa e interessante.

E como estamos no mês da Proclamação da República, nada mais justo do que instigar nossa curiosidade com a origem de algumas das receitas mais adoradas pelos brasileiros!
Confira abaixo como surgiram alguns pratos típicos da nossa Pátria:
 
 

Feijoada

 

 
Dentre os pratos típicos brasileiros, nenhum tem tanto a nossa cara quanto uma feijoada. Mas, a receita que é símbolo nacional teve sua origem em Portugal e foi adaptada com ingredientes brasileiros pelos escravos, que reaproveitavam os restos de carne que os senhores não queriam, cozinhando junto com o feijão preto. De lá para cá a receita foi sendo aprimorada até se transformar no prato que conhecemos hoje: “feijoada à brasileira”.  
 


Que tal preparar uma feijoada de comer de joelhos?

 
 

Churrasco

 
 
O hábito de assar a carne em brasa surgiu junto com a invenção do fogo, já na Pré-história, mas a origem do churrasco como conhecemos hoje tem ligação com o Sul do Brasil. Surgido na região dos pampas, no Rio Grande do Sul, o churrasco se tornou parte da identidade culinária nacional, mas nem sempre foi assim.
O churrasco surgiu do reaproveitamento da carne bovina, já que na época a parte do boi que realmente importava no comércio era o couro. Os tropeiros gaúchos que lidavam com o gado ficavam muito tempo longe de casa. Logo, o churrasco era a refeição mais prática de preparar: só era preciso a carne, uma faca, sal grosso, fogo e alguns espetos improvisados de gravetos.
 
Que tal preparar um churrasco no capricho?
 
 

Caipirinha

 

 

 

Outro grande símbolo nacional é a caipirinha, que surgiu no interior e, por isso, deu-se o nome à bebida. A origem da caipirinha é bem curiosa, pois deriva de um medicamento caseiro à base de cachaça, alho, limão, mel e ervas.

A mudança de ingredientes no preparo, trazendo o açúcar no lugar do mel e a retirada das ervas e do alho, fez com que a caipirinha ajudasse na digestão de pratos mais pesados, como a feijoada. Mas lembre-se: por ter como base uma bebida alcoólica, deve ser consumida com moderação. ;)


Que tal preparar uma caipirinha especial e bem gelada?

 
Ler post

Hambúrgueres diferentes: 5 receitas para você experimentar

Hambúrgueres diferentes: 5 receitas para você experimentar

05 de Novembro de 2015

Quem está por trás disso:

Tatiana Sousa

Tatiana Sousa

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários Comentar

Todo mundo adora hambúrgueres! Essa receita que nasceu na Alemanha se espalhou pelo mundo, ganhando inúmeros apreciadores e também muitas variações no seu preparo. A introdução do hambúrguer na cultura brasileira deve-se ao americano Robert Falkenburg, que em 1952 abriu a primeira lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro. O hambúrguer, além de super saboroso, é muito versátil - você pode colocar o que mais gosta no lanche e aproveitar. Para te ajudar a variar o cardápio, nós separamos 5 receitas para se deliciar.

 

 Hambúrguer com recheio de mix de cogumelos

 

 

Esse hambúrguer é tão delicioso que pode ser servido como prato principal. Além de ser assado, ele é bem fácil de fazer porque tem Satis!™ Almôndegas na receita, então não é preciso acrescentar sal, ovo ou qualquer outro tempero à carne moída. E leva só 35 minutos no preparo, rendendo 4 porções. É uma ótima pedida pra quem quer praticidade e sabor.

 

Hambúrguer de Frango Thai

 

 

Esse hambúrguer pode ser servido tanto como prato principal quanto como lanche. O tempo de preparo é de apenas 30 minutinhos, e rende 5 porções. Essa receita acompanha um molho de manga com leite de coco e é ideal para quem está querendo preparar um tipo diferente de hambúrguer, mas ainda não se sente confortável para mudar tanto assim.

 

Hambúrguer de peixe

 

 

Sabia que dá para preparar um hambúrguer delicioso com carne de peixe? Para quem quer diminuir o consumo de carne vermelha, mas sem perder em sabor essa receita é perfeita. Esse hambúrguer é feito com pescada branca e recheado com abobrinha. Hummmmm deu água na boca não é? Além disso, leva só 40 minutos para ficar pronto - ideal caso você queira preparar um almoço leve e saboroso.

 

Hambúrguer de ervas com legumes

 

 

Essa receita, que serve bem como prato principal, fica ainda melhor acompanhada de um purê de batatas e mandioquinha e uma salada simples. Além do patinho bovino, é preparada com berinjela, salsão e tomate, o que dá uma leveza ao prato. Apesar de requintado, o hambúrguer de ervas com legumes é super fácil de preparar. Leva 20 minutinhos e rende 4 porções.

 
 

Hambúrguer sabor picanha com cebola roxa

 

 

Este é um daqueles hambúrgueres clássicos que agrada a toda família. A cebola roxa que vai nesta preparação dá um toque especial ao sabor. Aproveite para reunir os amigos e ainda economizar no sábado à noite. Essa receita leva apenas 30 minutinhos para ficar pronta - e acompanhada de batatas fritas, fica ainda mais deliciosa.

Ler post

Alimentos com serotonina: deixe seu dia a dia mais saboroso e alegre

Alimentos com serotonina: deixe seu dia a dia mais saboroso e alegre

21 de Outubro de 2015

Quem está por trás disso:

Eliane Kina

Eliane Kina

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários Comentar

Você sabia que alguns alimentos podem nos deixar mais felizes? Não, não estamos falando daquele seu prato preferido que sempre te deixa contente. Alguns alimentos possuem estimulantes que ajudam a liberar um hormônio importantíssimo para o nosso bom humor: a serotonina.

 

A quantidade desse hormônio em nosso corpo pode ser aumentada com a ingestão de alimentos que possuam triptofano, vitamina B6 e magnésio. Uma alimentação balanceada (com pouca gordura e boa ingestão de água e fibras, por exemplo) pode ser uma forma muito benéfica de consumir esses nutrientes e fazer seu corpo produzir mais serotonina.

 

Esse neurotransmissor:

 

é super importante para o nosso bem-estar;

é responsável pela sensação de prazer;

também ajuda a regular o nosso sono e apetite.

 

Que tal incluir alguns desses alimentos no seu cardápio e garantir um dia a dia mais leve e bem humorado?

 

Uma boa alimentação pode te fazer mais feliz

Mudar alguns simples hábitos alimentares no dia a dia podem te fazer com que, aos poucos, você se sinta mais feliz, alegre, bem humorado e disposto. Como já falamos antes, dar prioridade para uma dieta saudável e rica em água e vitaminas pode ter reflexos muito positivos, inclusive o aumento da serotonina.

Alguns alimentos já são conhecidos por aumentarem a quantidade de serotonina do organismo, como, por exemplo, o chocolate. Porém, não se engane: alguns chocolates contêm grandes quantidades de gorduras e açúcares, o que traz efeitos contrários à felicidade. Por isso, prefira os chocolates com maior teor de cacau, como o amargo e o meio amargo e que também podem ser utilizados em preparações culinárias.

Mas, além do chocolate, outros alimentos também podem estimular a sensação de felicidade.

Muitas frutas também possuem estimulantes de serotonina em sua composição, como a banana, abacate, abacaxi e laranja. Essas frutas tão saborosas são ricas em triptofano, uma enzina que auxilia na formação da serotonina.

Além de estar presente nas frutas, essa enzina pode ser encontrada também em carnes, leguminosas e em leite e derivados. O triptofano também é capaz de deixar toda a musculatura do nosso corpo super relaxada e ajuda a regular o sono.

Aveia, brocólis, grão de bico, mel e carboidratos em geral também são fontes desse nutriente e outras substâncias precursoras de serotonina.

 

Receitas que podem contribuir com a sensação de bem estar no nosso dia a dia

Além de te deixarem feliz por serem deliciosas, separamos algumas receitas maravilhosas e que têm substâncias importantes para a produção de serotonina no nosso organismo. Você vai ter mais de um motivo para ser feliz. ;)

 

A primeira receita é uma delícia para o café da manhã. O smoothie matinal é feito com bananas, iogurte, MID® Framboesa e gérmen de trigo, ideal para quem quer procura praticidade e nutrição. As panquecas verdes também seguem nessa linha nutritiva, pois levam na própria massa um alimento fonte de triptofano: o abacate.

 
 

O bolo de chocolate é preferência nacional, mas, para variar um pouquinho, a nossa dica é um bolo de laranja com cobertura de chocolate. Perfeito pra qualquer hora do dia e ainda leva dois dos alimentos - o chocolate e a laranja - que podem te ajudar a ficar mais feliz.

Isso porque estimulam a produção de serotonina e outros neurotransmissores que também ajudam no relaxamento. E os efeitos benéficos são melhores ainda se o chocolate tiver pelo menos 70% de teor de cacau, como citado acima. ;)
 

 

Ler post

Receitas de Primavera: Pratos deliciosos para a estação

Receitas de Primavera: Pratos deliciosos para a estação

11 de Setembro de 2015

Quem está por trás disso:

Ana Beatriz Pose

Ana Beatriz Pose

Categoria:

Nutrição no dia-a-dia

0 comentários Comentar

Receitas de Primavera: Pratos deliciosos para a estação

 

A estação mais colorida e alegre do ano inicia, oficialmente, dia 23 de setembro, mas estamos tão ansiosos com a sua chegada que já começamos a preparar dicas deliciosas para nossa época favorita do ano: a primavera. Como no inverno nosso organismos necessita de mais energia para manter-se aquecido, é normal comermos mais e optar por preparações mais calóricos.

 

Porém, com a chegada da primavera essa tendência se inverte. Optar por pratos leves, coloridos e com ingredientes com a cara da estação, como legumes e saladas. Entre no clima com a gente e confira nossas dicas.

 

Pratos coloridos e leves

 

Com a mudança de temperatura, a chegada dos dias ensolarados e o desabrochar das flores, começa a procura por pratos leves e frescos, como saladas e frutas. Ou, ainda, uma mistura das duas, como as saladas tropicais e as saladas de frutas, típicas dessa estação.

 

Os rolinhos recheados, super leves e fáceis de fazer, também são uma boa pedida para os dias de sol. Quer aproveitar as verduras e legumes da estação? Então, a dica é fazer o ratattouile, uma receita de origem francesa e que é feita com beringela, abobrinha, pimentão e tomate refogados. Uma verdadeira delícia!

 

Frutas, muitas frutas!

 

Já que a Primavera é a estação das cores, não tem como não a associar com frutas. A época é de colheita para diversas frutas fresquinhas e saborosas, como abacaxi, kiwi, morango, goiaba, pêssego, mamão e laranja. Aproveite e prepare receitas com esse gostinho!

 

Nossas dicas são o delicioso merengue de frutas, que leva morangos e manga, o papillote de frutas, feito com kiwi, morango, banana e goiaba, o crumble de abacaxi e o cheesecake de kiwi. Hmm, uma delícia!

 

Comidas para a estação

 

Além dos pratos coloridos com verduras e legumes, com a primavera também chegam as reuniões com amigos e familiares, muito mais comuns nessa época. E quer coisa mais brasileira do que juntar todo mundo e preparar aquela refeição deliciosa?

 

A carne assada ou o churrasco são tendências dessa estação, geralmente servidas com um acompanhamento mais simples, como um arroz colorido ou legumes sautée. Para a reunião entre amigos e familiares, preparar uma lasanha primavera também é uma ótima ideia!  

Ler post

Buscar receitas...

  • AJI-NO-MOTO®

    AJI-NO-MOTO®

    AJI-SAL®

    AJI-SAL®

    AJI-SAL® CHURRASCO

    AJI-SAL® CHURRASCO

    AJI-SAL® Pimenta

    AJI-SAL® Pimenta

    AZEITE TERRANO

    AZEITE TERRANO

    Caldo SAZÓN®

    Caldo SAZÓN®

    FIT™

    FIT™

    HONDASHI®

    HONDASHI®

    MID SUGAR®

    MID SUGAR®

    MID®

    MID®

    MID® Vira Shake

    MID® Vira Shake

    RECEITA DE CASA™

    RECEITA DE CASA™

    SABOR A MI®

    SABOR A MI®

    Satis!™ Almôndegas

    Satis!™ Almôndegas

    Satis!™ Gratinados

    Satis!™ Gratinados

    Satis!™ Milanesa

    Satis!™ Milanesa

    Satis!™ Molho Shoyu

    Satis!™ Molho Shoyu

    Satis!™ Pratos Incríveis

    Satis!™ Pratos Incríveis

    Tempero SAZÓN®

    Tempero SAZÓN®

    VONO®

    VONO®

    VONO® Chef

    VONO® Chef

    VONO® Turma da Mônica

    VONO® Turma da Mônica
Produtos
  • Aves

    Aves

    Carnes

    Carnes

    Pescados

    Pescados

    Arroz

    Arroz

    Bebidas

    Bebidas

    Doces

    Doces

    Verduras e legumes

    Verduras e legumes

    Leite e Derivados

    Leite e Derivados

    Ovos

    Ovos

    Tortas

    Tortas

    Vegetais

    Vegetais

    Massas

    Massas

    Pães

    Pães

    Saladas

    Saladas

    Farinhas

    Farinhas

    Molhos

    Molhos

    Sanduíches

    Sanduíches

    Sopas

    Sopas
Categorias
  • Acompanhamento

    Acompanhamento

    Aperitivo

    Aperitivo

    Bebida

    Bebida

    Entrada

    Entrada

    Lanche

    Lanche

    Prato Principal

    Prato Principal

    Prato Único

    Prato Único

    Sobremesa

    Sobremesa

    Entrada/Aperitivo

    Entrada/Aperitivo
Tipos